sábado, 31 de agosto de 2013

Parte III - Lira VII

PARTE III – LIRA VII

Tu, formosa Marília, já fizeste
Com teus olhos ditosas as campinas
Do turvo ribeirão em que nascestes;
Deixa, Marília, agora
As já lavradas setas:
Anda afoita a romper os grossos mares,
Anda encher de alegria estranhas terras;
Ah! por ti suspiram
Os meus saudosos lares.

Não corres como Safo sem ventura,
Em seguimento de um cruel ingrato,
Que não cede aos encantos da ternura;
Segues um fino amante,
Que a perder-te morria.
Quebra os grilhões do sangue, e vem, ó Bela;
Tu já foste no Sul a minha guia,
Ah! deves ser no Norte
Também a minha estrela.

Verás ao Deus Netuno sossegado,
Aplainar c'o tridente as crespas ondas;
Ficar como dormindo o mar salgado;
Verás, verás, d'alheta
Soprar o brando vento;
Mover-se o leme, desrinzar-se o linho:
Seguirem os delfins o movimento,
Que leva na carreira
O empavesado pinho.

Verás como o Leão na proa arfando
Converte em branca espuma as negras ondas,
Que atalha, e corta com murmúrio brando;
Verás, verás, Marília,
Da janela dourada,
Que uma comprida estrada representa
A linfa cristalina, que pisada
Pela popa que foge,
Em borbotões rebenta.

Bruto peixe verás de corpo imenso
Tornar ao torto anzol, depois de o terem
Pela rasgada boca ao ar suspenso;
Os pequenos peixinhos
Quais pássaros voarem;
De toninhas verás o mar coalhado,
Ora surgirem, ora mergulharem,
Fingindo ao longe as ondas,
Que forma o vento irado.


Verás que o grande monstro se apresenta,
Um repuxo formando com as águas,
Que ao mar espalha da robusta venta;
Verás, enfim, Marília,
As nuvens levantadas,
Umas de cor azul, ou mais escuras,
Outras de cor-de-rosa, ou prateadas,
Fazerem no horizonte
Mil diversas figuras.

Mal chegares à foz do claro Tejo,
Apenas ele vir o teu semblante,
Dará no leme do baixel um beijo.
Eu lhe direi vaidoso:
Não trago, não, comigo,
Nem pedras de valor, nem montes d'ouro;
Roubei as áureas minas, e consigo
Trazer para os teus cofres
Este maior Tesouro.



INTERPRETAÇÃO

O poema VII da terceira parte Tomás Antônio Gonzaga escreve a Marília para que deixe os campos e  venha até ele  atravessando os mares. Ele pede a ela que seja novamente a sua direção (segunda estrofe) e venha até ele. E quando chegar ele irá dizer que não tem riquezas mas que traz o seu maior tesouro que em minha opinião é o seu amor.

CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO NA LIRA

Muitos não consideram os poemas da III parte como realmente parte do livro porém, a lira VII ainda apresenta as características do arcadismo como a linguagem simples, a utilização das figuras mitológicas e a caracterização de um lugar ameno onde eles irão se encontrar (locus amoenos) que é típico dos poemas de Tomás Antonio Gonzaga.

SITUAÇÃO HISTÓRICA

Não se tem certeza da situação histórica, mas provavelmente foi escrita depois de seu degredo.


GLOSSÁRIO

Ditosas – que tem boa sorte, feliz, venturoso.Aplainar - Facilitar; remover dificuldades; superar obstáculos.
Aprimorar, polir, educar.Alheta - Náutica Prolongamento externo da popa do navio.
Leme - Superfície plana situada na parte traseira de um barco, ou de um avião, e que serve para dar direção.
Delfins – Espécie de asas, no segundo reforço dos antigos canhões de bronze.
Empavesado - Engalanado, enfeitado, ataviado.
Linfa - Água, principalmente, nítida, límpida ou pura.
Borbotão - Jato, jorro; cachão.
Baixel - Navio ou barco de pequeno porte; embarcação.



Débora Facundes Muniz/1º E/nº 08

5 comentários:

  1. Concordo com todos os tópicos feito pela aluna Débora, pois foram feitos com clareza e de forma simples.
    Laura Marques Garcia
    N°23 1°E

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  2. Lendo a analise da aluna Débora, percebo uma facilidade de compreender sua lira, pois a forma que foi analisada é bastante clara.

    Rebeca Schneider Kunzendorff/ n: 33/ 1E

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  3. A análise da aluna foi bastante esclarecedora, pois embora as liras da terceira parte do livro Marília de Dirceu não proporcionem certa facilidade em sua interpretação, a aluna soube expor muito bem suas ideias. Concordo com a análise.

    Jéssica Paula de Lima Nolasco. / nº 17 / 1ºE

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  4. A análise da aluna foi clara e objetiva , pois sua interpretação em todos os tópicos foram fácil de entender e compreender .
    Suelen Soares / 1º E / 36

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  5. A aluna foi bastante esclarecedora e objetivo com sua análise.Assim como a aluna Jéssica comentou as lira da terceira parte do livro Marília de Dirceu não se tem uma interpretação de facilidade,mas a aluna expôs suas ideias de uma boa forma.Concordo com todos os tópicos de sua análise.

    Ana Caroline L.Henrique nº04 1ºE

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