Este blog tem como objetivo a análise de algumas liras do livro "Marília de Dirceu", escrito pelo poeta Tomás Antônio Gonzaga. Este trabalho será realizado por algumas alunas do 1° ano E do Centro de Ensino Médio Setor Leste- Brasília. Esperamos ajudar outras pessoas a compreenderem o que esse grande poeta viveu e retratou em seus poemas.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Parte II-Lira IX
Parte II-Lira IX
A estas horas
Eu procurava
Os meus Amores;
Tinham-me inveja
Os mais Pastores.
A porta abria,
Inda esfregando
Os olhos belos,
Sem flor, nem fita,
Nos seus cabelos.
Ah! que assim mesmo
Sem compostura,
É mais formosa,
Que a estrela d'alva,
Que a fresca rosa.
Mal eu a via,
Um ar mais leve,
(Que doce efeito!)
Já respirava
Meu terno peito.
Do cerco apenas
Soltava o gado,
Eu lhe amimava
Aquela ovelha
Que mais amava.
Dava-lhe sempre
No rio, e fonte,
No prado, e selva,
Água mais clara,
Mais branda relva.
No colo a punha;
Então brincando
A mim a unia;
Mil coisas ternas
Aqui dizia.
Marília vendo,
Que eu só com ela
É que falava,
Ria-se a furto,
E disfarçava.
Desta maneira
Nos castos peitos,
De dia em dia
A nossa chama
Mais se acendia.
Ah! quantas vezes,
No chão sentado,
Eu lhes lavrava
As finas rocas,
Em que fiava!
Da mesma sorte
Que à sua amada,
Que está no ninho,
Fronteiro canta
O passarinho;
Na quente sesta,
Dela defronte,
Eu me entretinha
Movendo o ferro
Da sanfoninha.
Ela por dar-me
De ouvir o gosto,
Mais se chegava;
Então vaidoso
Assim cantava:
Não há Pastora,
Que chegar possa
À minha Bela,
Nem quem me iguale
Também na estrela;
Se amor concede
Que eu me recline
No branco peito,
Eu não invejo
De Jove o feito;
Ornam seu peito
As sãs virtudes,
Que nos namoram;
No seu semblante
As Graças moram.
Assim vivia...
Hoje em suspiros
O canto mudo;
Assim, Marília,
Se acaba tudo.
Interpretação:
Esta lira narra os sentimentos de um homem completamente sozinho, frustrado com saudade de sua Marília, e com sentimento de injustiça, um temor do futuro e perspectiva da morte rompendo constantemente o equilíbrio da vida. Como todas as liras de Dirceu contempla a natureza e os costumes de sua terra natal Minas Gerais.
Características do Arcadismo:
É utilizada um forma de linguagem cujos membros adotam nomes poéticos pastoris, em homenagem à vida simples dos pastores, em comunhão com a natureza. Destaca-se à forma de vocabulário simples frases na ordem direta, ausência quase total de figuras de linguagem, manutenção de versos decassílabos, do soneto e de outras formas clássicas. Mostra o Arcadismo quanto ao conteúdo pastoralismo, bucolismo, convencionalismo amoroso, idealização amorosa, racionalismo, idéias iluministas.
Características da Lira:
Encontramos aí as características românticas. O sentimento da injustiça, da solidão. As convenções, embora ainda presentes, não sustentam o equilíbrio neoclássico. O tom confessional e o pessimismo prenunciam o emocionalismo romântico. Nesta 2ª parte das liras, há o emprego do verbo no passado: o poeta vive de lembranças e recordações passadas.
Situação Histórica:
A segunda parte das liras traz a marca dos dias de masmorra, longe de sua pastora e de seu rebanho, curtindo a amargura da prisão. É curioso observar na Parte II o emprego do verbo no passado: o poeta vive de lembranças e recordações passadas.
Glossário: Compostura (respeitável).
amimava: tratar com mimo.
relva: folhagem rasteira.
castos: São pessoas que nunca fizeram sexo.
lavrava: fazer.
sesta: dorme depois do almoço.
Suelen Soares /1ºE/36
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Análise ótima da aluna Suelen,sua forma clara e direta de explicação faz com que o leitor entenda bem o que esta sendo explicado na lira.
ResponderExcluirRebeca Schneider Kunzendorff/nº33/1ºE
muito bem a interpretação da aluna falando da solidão dele por marília.
ResponderExcluirlais cabral 1e n22
Em minha opinião, a analise da aluna Suelen foi muito boa e de linguagem simples. Porém faltou mais detalhes na situação histórica, visto que ficou quase igual as características do arcadismo na lira.
ResponderExcluirDébora Facundes Muniz nº 08 1º E
Concordo com a Suelen, e acho que sua análise está ótima, muito esclarecedora.
ResponderExcluirMarcella Dias/ nº27/ 1ºE
A análise da aluna foi de fácil compreensão e de forma clara,porém não entendi suas características do arcadismo na lira.Em minha opinião na lira contém o bucolismo ,pois faz referência à vida e aos costumes do campo.
ResponderExcluirAna Caroline L. Henrique/nº:04/1ºE
Em minha opinião, todos os tópicos realizados pela aluna Suelen, foram de fácil compreensão.
ResponderExcluirLaura Marques Garcia
1°E n°:23
A interpretação foi ótima, porém acho que poderia ter explorado mais as características do Arcadismo, que em minha opinião não ficaram muito claras. Concordo com a situação histórica. Ao meu ver, o bucolismo está presente na lira porém de forma muito sutil, quase imperceptível.
ResponderExcluirJéssica Paula de Lima Nolasco. / nº17 / 1ºE