quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Parte I - Lira XXVI

Lira XXVI
O destro Cupido um dia
Extraiu mimosas cores
De frescos lírios, e rosas,
De jasmins, e de outras flores.
Com as mais delgadas penas
Usa de uma, e de outra tinta,
E nos ângulos do cobre
A quatro belezas pinta.
Por fazer pensar a todos
No seu liso centro escreve
Um letreiro, que pergunta:
"Este espaço a quem se deve?"
Vênus, que viu a pintura,
E leu a letra engenhosa,
Pôs por baixo "Eu dele cedo;
"Dê-se a Marília formosa."

Interpretação

A primeira característica que chama atenção logo no início do texto é a paisagem evocada pelo poeta . Observe que o poeta está dedicado inteiramente à natureza  , por  outro lado é interessante notar que o poeta está se defendendo de alguma coisa . A posição defensiva do autor foi mais de uma vez apontada com insegurança de Gonzaga quanto a posição social de Marília .

Características do Arcadismo    

O Arcadismo relata os movimentos artístico enfatiza as questões  relacionadas história social da humanidade , acreditavam-se na bondade do ser humano e na igualdade entre todos . Defendendo a ideia de que quem corrompe o ser humano é a sociedade . Podemos dizer que o Arcadismo é também conhecido  como Neoclassicismo , cabe afirmar que se tinha a finalidade de formar uma sociedade mais igualitária e esclarecida .

Características da Lira 

A poesia lirica é a parte mais conhecida da produção literária de Tomás Antônio Gonzaga . A linguagem das liras de Gonzaga busca um tom sereno aproximando-se da expressão coloquial . A estrutura do poema  obedece a uma regularidade formal ao longo de todo o trecho , as liras de Gonzaga refletem não apenas os amores de Marília de Dirceu mas todos as experiências vividas por ele nas terras mineiras .

Glossário 

Destro: Tudo que fica do lado direito.
Cupido: Um ser que ajuda as pessoas.
Extrair: Retirar.
Mimosas: Vaidosas.
Delgadas: Pequenas.
Letreiro: Escrita Grande.
Engenhosa: Bem feito.

Situação Histórica 

Está parte da lira retrata a região de Minas Gerais , mais ou menos no século XVIII onde se tinha amores proibidos e uma sociedade absolutista Monárquica. Tendo a sua Aristocracia perturbada pela Burguesia , em vista está varias influências , um tanto quanto decisiva para o movimento em questão principalmente a racionalidade cobrava-se mais o agir pela razão e não pelo sentimento .


                                                                                Suelen Soares/1ºE/nº36  

6 comentários:

  1. Embora a análise esteja rica em detalhes históricos, senti falta de uma maior ênfase no conteúdo da lira em estudo no que diz respeito às características do Arcadismo. Porém, a análise traz uma ótima interpretação.

    Jéssica Paula de Lima Nolasco. / n°17 / 1°E

    ResponderExcluir
  2. Em minha opinião, a aluna Suelen em sua análise traz uma ótima interpretação e situação histórica. Porém faltou mais explicação nas características do Arcadismo. Ao todo a lira foi bem analisada.

    Débora Facundes Muniz Nº08 1ºE

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, a análise da aluna está otima ,só faltou o melhor explicamento da características do arcadismo na lira.

    Ana Caroline L. Henrique/ nº 04 /1ºE

    ResponderExcluir
  4. Nessa análise da lira, percebo a falta de explicação nas características do Arcadismo para um melhor entendimento do leitor. Quanto aos outros tópicos, foram de fácil compreensão.

    Rebeca Schneider Kunzendorff. / nº33 / 1ºE

    ResponderExcluir
  5. Nessa lira a interpretação foi feita corretamente,e com muita clareza, porém as características do arcadismo e da lira poderiam ser mais ricas em informações.

    Laura Marques Garcia
    n°23 1°E

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião a análise da Suelen está de forma muito clara, de fácil compreensão.
    Marcella Dias Dos Santos/ nº27/ 1ºE

    ResponderExcluir