Lira I
Já não cinjo de louro a minha testa;
Nem sonoras canções o Deus me inspira:
Ah! que nem me resta
Uma já quebrada,
Mal sonora Lira!
Mas neste mesmo estado, em que me vejo,
Pede, Marília, Amor que vá cantar-te:
Cumpro o seu desejo;
E ao que resta supra
A paixão, e a arte.
A fumaça, Marília, da candeia,
Que a molhada parede ou suja, ou pinta,
Bem que tosca, e feia,
Agora me pode
Ministrar a tinta.
Aos mais preparos o discurso apronta:
Ele me diz, que faça do pé de uma
Má laranja ponta,
E dele me sirva
Em lugar de pluma.
Perder as úteis horas não, não devo;
Verás, Marília, uma idéia nova:
Sim, eu já te escrevo,
Do que esta alma dita
Quando amor aprova.
Quem vive no regaço da ventura
Nada obra em te adorar, que assombro faça:
Mostra mais ternura
Quem te ensina, e morre
Nas mãos da desgraça.
Nesta cruel masmorra tenebrosa
Ainda vendo estou teus olhos belos,
A testa formosa,
Os dentes nevados,
Os negros cabelos.
Vejo, Marília, sim, e vejo ainda
A chusma dos Cupidos, que pendentes
Dessa boca linda,
Nos ares espalham
Suspiros ardentes.
Se alguém me perguntar onde eu te vejo,
Responderei: No peito, que uns Amores
De casto desejo
Aqui te pintaram,
E são bons Pintores.
Mal meus olhos te riam, ah! nessa hora
Teu retrato fizeram, e tão forte,
Que entendo, que agora
Só pode apagá-lo
O pulso da Morte.
Isto escrevia, quando, ó Céus, que vejo!
Descubro a ler-me os versos o Deus louro:
Ah! dá-lhes um beijo,
E diz-me que valem
Mais que letras de ouro.
Glossário:
-Cinjo: Rodear,cercar.
-Candela: Unidade de medida de intensidade luminosa.
-Regaço: Lugar onde se acha conforto e tranquilidade.
-Chusma: Grande quantidade.
Interpretação:
Nessa lira Tomás Antônio Gonzaga se encontrava em um estado deprimente e sem inspiração e angustiado pela falta e saudade de seu grande amor,Marília. Mas as lembranças e a beleza de Marília permanece em sua memória,e só sairá com a morte.Dirceu escreve que está longe de seu grande amor,mas que ver Marília em seu peito.
Características do Arcadimo na lira:
As característica nesta segunda parte do livro estendem para o pré-romantismo.
Na primeira lira da segunda parte está presente as características inutilia truncat(corta o inútil) que é o desejo de separar o bom do defeituoso e a carpe diem(cantar o dia)que trata-se da passagem do tempo como algo que traz a velhice,a fragilidade e a morte.
Contexto histórico:
A segunda parte do livro de Tomáz Antônio Gonzaga foi escrita quando estava preso no Brasil(Ilha das Cobras-RJ).Dirceu estava passando pelo momento de solidão,de tristezas,com seus sentimentos de injustiça e de saudade de Marília ,ele sofre com a angústia da separação que sofreu com seu amigo Glauceste e com os temores do futuro. As liras refletem a dura realidade que Dirceu está passando.
Aluna:Ana Caroline L.Henrique/nº:04 /1º E
bom a interpretação da aluna foi direta,tomás ama muito marília mas ela estar muito longe ele.
ResponderExcluirlais cabral 1e n22
A aluna Ana Carolina analisou muito bem a lira I, porém tenho uma dúvida no contexto histórico, Tomás Antônio Gonzaga estava mesmo preso aqui no Brasil?
ResponderExcluirDébora Facunde 1ºE nº08
Sendo acusado de participação na Inconfidêcia Mineira,ele foi preso e condenado por mais ou menos três anos aqui nas masmorras da Ilha da Cobra-RJ,onde escreveu uma das suas melhoras liras.
ResponderExcluirRespondi sua dúvida?
Ana Caroline L.Henrique/nº:04/1ºE
Obrigada Ana Caroline, realmente não tinha total certeza sobre isso, obrigada por responder minha dúvida.
ResponderExcluirDébora Facundes nº08 1ºE
A lira foi bem analisada em minha opinião, deu para entender facilmente e claramente.
ResponderExcluirRebeca Schneider Kunzendorff/n°33/1°E
Concordo que ele estava muito angustiado e que as lembranças de Marilia permaneciam. Eu achei a análise muito boa, de fácil compreensão.
ResponderExcluirMarcella dias/ nº27/ 1ºE
Concordo com a aluna , pois o autor relata que estava angustiado pela falta e saudade de sua amada Marília.E na minha opinião a análise foi de fácil compreensão.
ResponderExcluirSuelen Soares /1ºE/36
Nessa lira analisada pela aluna Ana,todos os tópicos em geral foram bem analisados e explicados de forma que a compreensão seja mais clara.
ResponderExcluirLaura Marques Garcia
1°E N°23
Concordo com a interpretação da aluna pois foi simples e direta. O comentário da aluna Débora auxiliou no entendimento da situação histórica e enriqueceu em detalhes a análise da lira.
ResponderExcluirJéssica Paula de Lima Nolasco. / nº17/ 1ºE