quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Parte III - Lira VI

Lira VI  - Parte III

Amor, que seus passos
ligeiro movia
por mil embaraços,
que um bosque tecia,

Nos ombros me acena
com brando raminho;
e logo me ordena
que siga o caminho.

Por entre a espessura
do bosque me avanço;
e atrás da ventura,
incauto, me lanço.

Já tinha calcado
os montes mais duros,
co peito rasgado
os rios escuros:

Eis que uma serpente,
a língua vibrando,
me crava o seu dente,
me deixa expirando.

Então, surpreendida
da dor que a traspassa,
minha alma ferida
aos beiços se passa.

As iras detesta
Amor. Isto vendo,
e as asas na testa
me bate, dizendo:

— Tu choras, tu gemes,
da serpe tocado,
e o braço não temes
de um númen irado?

Interpretação: Envolve 8 liras que não configuraram nas partes anteriores da obra e textos que teriam sido escritos ante do envolvimento amoroso com Maria Dorotéia. Nsta terceira parte, a autenticidade é contestada por alguns críticos. A presença de Maria Dorotéia Joaquina de Seixas - sob o nome pastoril de Marília - é fato. O lirismo amoroso e idílico tecido à volta de uma experiência concreta - a paixão, o noivado, a separação - é igualmente fato inegável. O tema do livro é, pois, Marília, sinônimo de Amor - fonte inspiradora do poeta, quer como mulher física e concretamente sentida, quer como uma vaga pastorinha.

Características do Arcadismo: Temas poéticos e pastoris utilizando de palavras simples, mostrando um conteúdo pastoril, bucólico e amoroso.

Características do Arcadismo na Lira: Nesta Lira, o arcadismo retoma seu lugar. Com uma leitura vagarosa, você é capaz de passear nos bosques junto com o autor, demonstrando também um ar bucólico.

Glossário: Incauto: aquele que age sem cautela.

Situação Histórica: Por ser considerada apócrifica, esta Terceria Parte das Liras, não foi encontrada nenhum relato histórico.

Rebeca Shneider Kunzendorff / N°:33/ Turma:1°E

5 comentários:

  1. Em minha opinião em todos os tópicos da aluna foram de fácil compreensão, principalmente na interpretação que foi explicado detalhadamente.
    Laura Marques Garcia
    N°:23 1°E

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  2. A análise em geral ficou boa, porém apresenta mais detalhes da terceira parte do livro como um todo que da lira em análise, por isso recomendo a aluna a destacar mais detalhes da lira, propriamente dita, para que o entendimento se torne pleno.

    Jéssica Paula de Lima Nolasco./ nº17 / 1ºE

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  3. Na minha opinião a análise da aluna Rebeca foi de fácil compreensão , pois ela soube em todos os tópicos ser bem clara e direta .
    Suelen Soares / 1º E / 36

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  4. A análise da aluna Rebeca seria muito boa se estivesse analisando a terceira parte do livro inteira, porém esse não é o caso. Em minha opinião, faltou detalhes da lira analisada. Fora isso a aluna usou uma linguagem simples e direta que ajuda muito na compreensão.

    Débora Facundes nº08 1ºE

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  5. Sua análise em geral ficou boa,porém sua interpretação está relatando a terceira parte do livro como um todo mais do que da lira analisada.Sua característica do arcadismo e situação histórica foi de linguagem simples e objetiva.

    Ana Caroline L.Henrique 1ºE nº04

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