quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Parte II-Lira IX


 Parte II-Lira IX

 A estas horas
Eu procurava
Os meus Amores;
Tinham-me inveja
Os mais Pastores.

A porta abria,
Inda esfregando
Os olhos belos,
Sem flor, nem fita,
Nos seus cabelos.

Ah! que assim mesmo
Sem compostura,
É mais formosa,
Que a estrela d'alva,
Que a fresca rosa.

Mal eu a via,
Um ar mais leve,
(Que doce efeito!)
Já respirava
Meu terno peito.

Do cerco apenas
Soltava o gado,
Eu lhe amimava
Aquela ovelha
Que mais amava.

Dava-lhe sempre
No rio, e fonte,
No prado, e selva,
Água mais clara,
Mais branda relva.

No colo a punha;
Então brincando
A mim a unia;
Mil coisas ternas
Aqui dizia.

Marília vendo,
Que eu só com ela
É que falava,
Ria-se a furto,
E disfarçava.

Desta maneira
Nos castos peitos,
De dia em dia
A nossa chama
Mais se acendia.

Ah! quantas vezes,
No chão sentado,
Eu lhes lavrava
As finas rocas,
Em que fiava!

Da mesma sorte
Que à sua amada,
Que está no ninho,
Fronteiro canta
O passarinho;

Na quente sesta,
Dela defronte,
Eu me entretinha
Movendo o ferro
Da sanfoninha.

Ela por dar-me
De ouvir o gosto,
Mais se chegava;
Então vaidoso
Assim cantava:

Não há Pastora,
Que chegar possa
À minha Bela,
Nem quem me iguale
Também na estrela;

Se amor concede
Que eu me recline
No branco peito,
Eu não invejo
De Jove o feito;

Ornam seu peito
As sãs virtudes,
Que nos namoram;
No seu semblante
As Graças moram.

Assim vivia...
Hoje em suspiros
O canto mudo;
Assim, Marília,
Se acaba tudo.


Interpretação:
 Esta lira narra os sentimentos de um homem completamente sozinho, frustrado com saudade de sua Marília, e com sentimento de injustiça, um temor do futuro e perspectiva da morte rompendo constantemente o equilíbrio da vida. Como todas as liras de Dirceu contempla a natureza e os costumes de sua terra natal Minas Gerais.

Características do Arcadismo:
 É utilizada um forma de linguagem cujos membros adotam nomes poéticos pastoris, em homenagem à vida simples dos pastores, em comunhão com a natureza. Destaca-se à forma de vocabulário simples frases na ordem direta, ausência quase total de figuras de linguagem, manutenção de versos decassílabos, do soneto e de outras formas clássicas. Mostra o Arcadismo quanto ao conteúdo pastoralismo, bucolismo, convencionalismo amoroso, idealização amorosa, racionalismo, idéias iluministas.

Características da Lira:
 Encontramos aí as características românticas. O sentimento da injustiça, da solidão. As convenções, embora ainda presentes, não sustentam o equilíbrio neoclássico. O tom confessional e o pessimismo prenunciam o emocionalismo romântico. Nesta 2ª parte das liras, há o emprego do verbo no passado: o poeta vive de lembranças e recordações passadas.

Situação Histórica:
 A segunda parte das liras traz a marca dos dias de masmorra, longe de sua pastora e de seu rebanho, curtindo a amargura da prisão. É curioso observar na Parte II o emprego do verbo no passado: o poeta vive de lembranças e recordações passadas.

Glossário: Compostura (respeitável).
 amimava: tratar com mimo.
 relva: folhagem rasteira.
castos: São pessoas que nunca fizeram sexo.
 lavrava: fazer.
sesta: dorme depois do almoço.


Suelen Soares /1ºE/36

7 comentários:

  1. Análise ótima da aluna Suelen,sua forma clara e direta de explicação faz com que o leitor entenda bem o que esta sendo explicado na lira.

    Rebeca Schneider Kunzendorff/nº33/1ºE

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  2. muito bem a interpretação da aluna falando da solidão dele por marília.
    lais cabral 1e n22

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  3. Em minha opinião, a analise da aluna Suelen foi muito boa e de linguagem simples. Porém faltou mais detalhes na situação histórica, visto que ficou quase igual as características do arcadismo na lira.

    Débora Facundes Muniz nº 08 1º E

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  4. Concordo com a Suelen, e acho que sua análise está ótima, muito esclarecedora.
    Marcella Dias/ nº27/ 1ºE

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  5. A análise da aluna foi de fácil compreensão e de forma clara,porém não entendi suas características do arcadismo na lira.Em minha opinião na lira contém o bucolismo ,pois faz referência à vida e aos costumes do campo.

    Ana Caroline L. Henrique/nº:04/1ºE

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  6. Em minha opinião, todos os tópicos realizados pela aluna Suelen, foram de fácil compreensão.
    Laura Marques Garcia
    1°E n°:23

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  7. A interpretação foi ótima, porém acho que poderia ter explorado mais as características do Arcadismo, que em minha opinião não ficaram muito claras. Concordo com a situação histórica. Ao meu ver, o bucolismo está presente na lira porém de forma muito sutil, quase imperceptível.

    Jéssica Paula de Lima Nolasco. / nº17 / 1ºE

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