Este blog tem como objetivo a análise de algumas liras do livro "Marília de Dirceu", escrito pelo poeta Tomás Antônio Gonzaga. Este trabalho será realizado por algumas alunas do 1° ano E do Centro de Ensino Médio Setor Leste- Brasília. Esperamos ajudar outras pessoas a compreenderem o que esse grande poeta viveu e retratou em seus poemas.
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Soneto 3
Soneto 3
Enganei-me, enganei-me - paciência!
Acreditei às vezes, cri, Ormia,
Que a tua singeleza igualaria
A tua mais que angélica aparência.
Enganei-me, enganei-me - paciência!
Ao menos conheci que não devia
Pôr nas mãos de uma externa galhardia
O prazer, o sossego e a inocência.
Enganei-me, cruel, com teu semblante,
E nada me admiro de faltares,
Que esse teu sexo nunca foi constante.
Mas tu perdeste mais em me enganares:
Que tu não acharás um firme amante,
E eu posso de traidoras ter milhares.
INTERPRETAÇÃO
Neste soneto, Tomás Antônio Gonzaga, desabafa a sua revolta contra Ormia que era uma amante que o enganou. Ele também diz que a moça nunca irá ter um amante como ele mas que ele pode ter várias traidoras como ela ( quarta estrofe).
CARACTERÍSTICA DO ARCADISMO NO SONETO
O soneto apresenta linguagem simples de fácil compreensão, as características são poucas nessa lira. O soneto é composto de quartetos que é característico do Renascimento.
SITUAÇÃO HISTÓRICA
Na terceira parte do livro Marília de Dirceu, é muito contestada pela sua autenticidade, mas acredito que esse soneto foi escrito depois de seu degredo.
GLOSSÁRIO
Galhardia – Característica de quem é elegante.
Débora F. Muniz -nº08-1ºE
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Concordo com a aluna pois a análise dela foi simples e objetiva .
ResponderExcluirSuelen Soares / 1º E / 36
Concordo com a análise. A aluna, de forma simples, abordou os aspectos interpretados por ela. Porém nas características do Arcadismo ela cita que " O soneto é composto de quartetos que é característico do Renascimento", porém em todo e qualquer soneto é composto por dois quartetos e dois tercetos, não sendo assim uma característica específica do Renascimento.
ResponderExcluirJéssica Paula de Lima Nolasco. / nº17 / 1ºE
O soneto analisado, foi feito de uma forma simples e direta, facilitando assim o compreendimento do leitor.
ResponderExcluirLaura Marques Garcia
1°E N°23
Concordo com a análise feita pela aluna.Sua interpretação foi de forma clara e simples,facilitando o entendimento.Porém ,como a aluna Jéssica falou ,todo é qualquer soneto e formado por dois quartetos e dois tercetos,não sendo uma característica específica do Renascimento.
ResponderExcluirAna Caroline L.Henrique .1ºE .nº04
Em minha opinião esta análise foi feita de forma rápida, simples, e de um jeito que eu assimilei rapidamente o assunto.
ResponderExcluirRebeca Schneider Kunzendorff/ nº33/ 1ºE
Bom meninas, senti dificuldade na realização das características do arcadismo no soneto, porém tentarei corrigir agora:
ResponderExcluirCARACTERÍSTICA DO ARCADISMO NO SONETO
O soneto III não possui muitas características do arcadismo, porém, percebemos a linguagem simples e de fácil compreensão. O soneto, como todos os outros, é formado por dois quartetos e dois tercetos.
Débora F. Muniz nº08 1ºE
A análise foi bastante clara e de grande conhecimento.
ResponderExcluirMarcella Dias/ nº27/ 1ºE