quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Soneto 5



Ao templo do Destino fui levado:
Sobre o altar num cofre se firmava,
Em cujo seio cada qual buscava,
Tremendo, anúncio do futuro estado.

Tiro um papel e lio - céu sagrado,
Com quanta causa o coração pulsava!
Este duro decreto escrito estava
Com negra tinta pela mão do fado:

Adore Polidoro a bela Ormia,
sem dela conseguir a recompensa,
nem quebrar-lhe os grilhões a tirania.

Dar mãos Amor mo arranca, e sem detença,
Três vezes o levando à boca ímpia,
Jurou cumprir à risca a tal sentença.



Interpretação:

 Ele faz uma concordância com o tempo que ele passou na prisão e com a saudade de sua bela Marília, ele fala de traições, desenganos, amores não correspondidos, que inclusive não são mais dedicados somente a Marília que já não aparece com tanta freqüência. Essa parte parece evidenciar uma tentativa de superação por parte de Dirceu.

Características do arcadismo:

 É utilizada uma forma de linguagem poética pastoris, em homenagem à vida simples dos pastores, em comunhão com a natureza. Destaca-se à forma de vocabulário simples frases na ordem direta, ausência quase total de figuras de linguagem. Mostra o Arcadismo quanto ao conteúdo pastoralismo, bucolismo, convencionalismo amoroso, idealização amorosa, racionalismo, idéias iluministas.

Característica da lira:
 Características românticas. O sentimento da injustiça, da solidão. O tom confessional e o pessimismo expressam o emocionalismo romântico. Nesta parte há o emprego do verbo no passado: o poeta vive de lembranças e recordações passadas.

Situação Histórica:

 Na terceira parte provavelmente o autor a escreve após o exílio, e retrata um momento de desapego com a vida, de busca por uma motivação.

Glossário

Fado: Forças misteriosas que se supõe dirigirem o destino
Tirania: Governo autoritário, que não respeita as liberdades individuais e sobre o qual os governados não exercem controle.

  Suelen Soares / 1º E / 36

6 comentários:

  1. Concordo plenamente com a análise feita pela aluna, acho que ela soube explicar sucintamente todos os aspectos do soneto, facilitando assim a compreensão.

    Jéssica Paula de Lima Nolasco. / nº17 / 1ºE

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  2. Em minha opinião, todos os tópicos feitos pela aluna foram de fácil compreensão, principalmente na interpretação que pude perceber, e entender melhor após a leitura do soneto.

    Laura Marques Garcia
    1°E N°23

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  3. A aluna Suelen analisou sua lira muito bem, sua análise foi clara e de fácil compreensão.

    Débora F. nº08 1ºE

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  4. A análise da aluna foi clara e objetiva , pois sua análise em todos os tópicos foram fácil de entender e compreender .
    Rebeca Schneider Kunzendorff / 1º E / 33

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  5. Acho que a aluna analisou muito bem esse soneto de forma clara e de fácil compreensão.
    Marcella Dias/ nº27/ 1ºE

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  6. Concordo com a análise da aluna ,pois foi de forma bem clara e objetiva,facilitando o entendimento do leitor em relação ao soneto.

    Ana Caroline L. Henrique/1ºE /nº04

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