Ao templo do Destino fui levado:
Sobre o altar num cofre se firmava,
Em cujo seio cada qual buscava,
Tremendo, anúncio do futuro estado.
Tiro um papel e lio - céu sagrado,
Com quanta causa o coração pulsava!
Este duro decreto escrito estava
Com negra tinta pela mão do fado:
Adore Polidoro a bela Ormia,
sem dela conseguir a recompensa,
nem quebrar-lhe os grilhões a tirania.
Dar mãos Amor mo arranca, e sem detença,
Três vezes o levando à boca ímpia,
Jurou cumprir à risca a tal sentença.
Interpretação:
Ele faz uma concordância com o tempo que ele
passou na prisão e com a saudade de sua bela Marília, ele fala de traições,
desenganos, amores não correspondidos, que inclusive não são mais dedicados
somente a Marília que já não aparece com tanta freqüência. Essa parte parece
evidenciar uma tentativa de superação por parte de Dirceu.
Características do arcadismo:
É utilizada uma forma de linguagem poética
pastoris, em homenagem à vida simples dos pastores, em comunhão com a natureza.
Destaca-se à forma de vocabulário simples frases na ordem direta, ausência
quase total de figuras de linguagem. Mostra o Arcadismo quanto ao conteúdo
pastoralismo, bucolismo, convencionalismo amoroso, idealização amorosa,
racionalismo, idéias iluministas.
Característica
da lira:
Características
românticas. O sentimento da injustiça, da solidão. O tom confessional e o
pessimismo expressam o emocionalismo romântico. Nesta parte há o emprego do
verbo no passado: o poeta vive de lembranças e recordações passadas.
Situação
Histórica:
Na terceira parte provavelmente o autor a escreve
após o exílio, e retrata um momento de desapego com a vida, de busca por uma
motivação.
Glossário
Fado: Forças misteriosas
que se supõe dirigirem o destino
Tirania: Governo
autoritário, que não respeita as liberdades individuais e sobre o qual os
governados não exercem controle.
Concordo plenamente com a análise feita pela aluna, acho que ela soube explicar sucintamente todos os aspectos do soneto, facilitando assim a compreensão.
ResponderExcluirJéssica Paula de Lima Nolasco. / nº17 / 1ºE
Em minha opinião, todos os tópicos feitos pela aluna foram de fácil compreensão, principalmente na interpretação que pude perceber, e entender melhor após a leitura do soneto.
ResponderExcluirLaura Marques Garcia
1°E N°23
A aluna Suelen analisou sua lira muito bem, sua análise foi clara e de fácil compreensão.
ResponderExcluirDébora F. nº08 1ºE
A análise da aluna foi clara e objetiva , pois sua análise em todos os tópicos foram fácil de entender e compreender .
ResponderExcluirRebeca Schneider Kunzendorff / 1º E / 33
Acho que a aluna analisou muito bem esse soneto de forma clara e de fácil compreensão.
ResponderExcluirMarcella Dias/ nº27/ 1ºE
Concordo com a análise da aluna ,pois foi de forma bem clara e objetiva,facilitando o entendimento do leitor em relação ao soneto.
ResponderExcluirAna Caroline L. Henrique/1ºE /nº04