Soneto 1
É gentil, é prendada a minha Altéia;
As graças, a modéstia de seu rosto
Inspiram no meu peito maior gosto
Que ver o próprio trigo quando ondeia.
Mas, vendo o lindo gesto de Dircéia
A nova sujeição me vejo exposto;
Ah! que é mais engraçado, mais composto
Que a pura esfera, de mil astros cheia!
Prender as duas com grilhões estritos
É uma ação, ó deuses, inconstante,
Indigna de sinceros, nobres peitos.
Cupido, se tens dó de um triste amante,
Ou forma de Lorino dois sujeitos,
Ou forma desses dois um só semblante.
Interpretação:
Neste soneto mostra a indecisão de Dirceu entre duas pastoras Alteia e Dircéia. Ele fazum pedido para o Cupido que tenha dó dele, e que "transforme" as duas em uma só.
Características do arcadismo na lira:
Há presença do uso da mitologia greco-romana e da idealização da mulher amada.Situação Histórica:
Acredita-se que foi escrito após seu degredo.Glossário:
Ondeia: Fazer curvas; tremular.Sujeição: Ação de subjugar.
Grilhões - Cadeia metálica de anéis encadeados; cordão de ouro
Estritos - Exato; rigoroso; restrito.
Marcella Dias Dos Santos/ nº27/ 1ºE
Concordo com a aluna , pois sua análise foi de fácil compreensão.
ResponderExcluirSuelen Soares / 1º E / 36
Na minha opinião, esse soneto mostra a indecisão de Dirceu entre duas paixões, onde ficar com Altéia seria seguir sua razão e ficar com Dircéia (que seria Marília, a meu ver) seria seguir seu coração que se viu tomar por um sentimento muito forte.
ResponderExcluirJéssica Paula de Lima Nolasco. / nº17 / 1ºE
Em minha opinião, a análise feita foi boa, porém acho que poderia ter mais conhecimento e ter entrado em mais detalhes.
ResponderExcluirLaura Marques Garcia
1°E N°23
A aluna Marcella analisou seu soneto muito bem, porém, em minha opinião faltou mais detalhes.
ResponderExcluirDébora F. Muniz nº08 1ºE
A aluna análisou bem o soneto ,facilitando o entendimento,porém poderia ter mais detalhes.
ResponderExcluirAna Caroline L. Henrique 1ºE nº 04
Para mais aprendizado, a aluna poderia ter colocado alguns detalhes a mais, porém eu gostei bastante do modo em que ela analisou cada tópico, foi simples de entender.
ResponderExcluirRebeca Schneider Kunzendorff / nº33 / 1ºE