Este blog tem como objetivo a análise de algumas liras do livro "Marília de Dirceu", escrito pelo poeta Tomás Antônio Gonzaga. Este trabalho será realizado por algumas alunas do 1° ano E do Centro de Ensino Médio Setor Leste- Brasília. Esperamos ajudar outras pessoas a compreenderem o que esse grande poeta viveu e retratou em seus poemas.
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Soneto 7
Soneto 7
O nome tutelar da Monarquia,
Que fez do grande Henrique a invicta espada
Procurou dos Destinos a morada,
Por Consultar a idade que viria.
A mil e mil heróis descritos via,
Que exaltam de furtado a estirpe honrada,
E na série, que adora, dilatada,
O nome de Francisco descobria.
Contempla uma por uma as letras d'ouro;
Este penhor, que o tempo não consome,
Promete ao reino seu maior tesouro.
Prostra-se o gênio; e sem que empresa tome
De lhe buscar sequer mais outro agouro,
O sítio beija, e lhe mostra o nome.
Situação Histórica
Foi escrita na prisão da ilha das Cobras, e os poemas exprimem a solidão, neste Soneto, já não fala mais em Marília.
Características do Arcadismo
As principais características das obras do arcadismo são: valorização da vida no campo, crítica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético.
Característica do Arcadismo no Soneto
Encontramos uma simplicidade neoclássica, ou seja, uma dicção aparentemente direta e espontânea, cheia de imagens graciosas e de alegorias mitológicas.
Glossário
Estirpe: Raiz.
Agouro: Presságio, predição, vaticínio.
Rebeca Schneider Kunzendorff /n°33 / 1°E
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Concordo com a aluna em todos os tópicos , sua interpretação foi simples e objetiva .
ResponderExcluirSuelen Soares / 1º E / 36
A falta de uma interpretação não nos permite o entendimento do soneto, embora possamos ter uma vaga noção do que é tratado nele a partir de sua própria leitura e dos tópicos explicados pela aluna.
ResponderExcluirJéssica Paula de Lima Nolasco./ nº17 / 1ºE
Na minha opinião, apesar de ter faltado o principal tópico: a Interpretação, a aluna fez o restante da análise, que deu para ter um pouco de noção do que poderia ter falado no soneto.
ResponderExcluirLaura Marques Garcia
1°E N°23
A falta da interpretação na analise da aluna Rebeca, não nos deixa ter uma fácil compreensão do poema.
ResponderExcluirDébora Facundes Muniz nº08 1ºE
A falta da interpretação da aluna dificultou o entendimento do soneto,embora possamos ter uma noção do que se trata o soneto.
ResponderExcluirAna Caroline L. Henrique 1º E nº 04
Eu acho que a análise em si ficou boa, porém faltou o principal que é a interpretação, então dificultou um pouco a compreensão.
ResponderExcluirMarcella Dias/ nº27/ 1ºE
Bom dia!
ResponderExcluirCada membro faz uma dissertação utilizando um tema da Lira 30 da 2ª parte do livro, com pelo menos 30 linhas e publica até 16/09/2013. Tenha uma boa semana.
Professor Ivan