quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Soneto 7


Soneto 7

O nome tutelar da Monarquia,
Que fez do grande Henrique a invicta espada
Procurou dos Destinos a morada,
Por Consultar a idade que viria.

A mil e mil heróis descritos via,
Que exaltam de furtado a estirpe honrada,
E na série, que adora, dilatada,
O nome de Francisco descobria.

Contempla uma por uma as letras d'ouro;
Este penhor, que o tempo não consome,
Promete ao reino seu maior tesouro.

Prostra-se o gênio; e sem que empresa tome
De lhe buscar sequer mais outro agouro,
O sítio beija, e lhe mostra o nome.


Situação Histórica 
Foi escrita na prisão da ilha das Cobras, e os poemas exprimem a solidão, neste Soneto, já não fala mais em Marília.

Características do Arcadismo
As principais características das obras do arcadismo são: valorização da vida no campo, crítica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético.

Característica do Arcadismo no Soneto 
Encontramos uma simplicidade neoclássica, ou seja, uma dicção aparentemente direta e espontânea, cheia de imagens graciosas e de alegorias mitológicas.

Glossário 
Estirpe: Raiz.
Agouro: Presságio, predição, vaticínio.

Rebeca Schneider Kunzendorff  /n°33 / 1°E

7 comentários:

  1. Concordo com a aluna em todos os tópicos , sua interpretação foi simples e objetiva .
    Suelen Soares / 1º E / 36

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  2. A falta de uma interpretação não nos permite o entendimento do soneto, embora possamos ter uma vaga noção do que é tratado nele a partir de sua própria leitura e dos tópicos explicados pela aluna.

    Jéssica Paula de Lima Nolasco./ nº17 / 1ºE

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  3. Na minha opinião, apesar de ter faltado o principal tópico: a Interpretação, a aluna fez o restante da análise, que deu para ter um pouco de noção do que poderia ter falado no soneto.

    Laura Marques Garcia
    1°E N°23

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  4. A falta da interpretação na analise da aluna Rebeca, não nos deixa ter uma fácil compreensão do poema.

    Débora Facundes Muniz nº08 1ºE

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  5. A falta da interpretação da aluna dificultou o entendimento do soneto,embora possamos ter uma noção do que se trata o soneto.

    Ana Caroline L. Henrique 1º E nº 04

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  6. Eu acho que a análise em si ficou boa, porém faltou o principal que é a interpretação, então dificultou um pouco a compreensão.
    Marcella Dias/ nº27/ 1ºE

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  7. Bom dia!
    Cada membro faz uma dissertação utilizando um tema da Lira 30 da 2ª parte do livro, com pelo menos 30 linhas e publica até 16/09/2013. Tenha uma boa semana.
    Professor Ivan

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